ATÉ QUANDO

Até Quando?                                                                                                                                      



Hoje (segunda-feira, 18/07/011) abri o jornal e lá estavam, na primeira página, chamadas de matérias que viraram rotina no Brasil. Folheando o periódico não vi nada de “novo”, mas fiquei perturbado enquanto cidadão brasileiro com as matérias, cujas chamadas em vermelho na capa do jornal haviam chamado a minha atenção.
Auditorias do TCU –Tribunal de Contas da União indicam favorecimento de empreiteiras e sobrepreço de RS174 milhões em obras das linhas (ferrovias) de integração Oeste-Leste e Centro-Oeste, que nem saíram da prancheta. (transcrito do jornal).
Existem no Congresso 116 projetos de combate ao uso indevido do dinheiro público, alguns propostos há mais de 10 anos. Grupo de parlamentares quer agilizar a aprovação de pelos menos 21 deles até o fim deste ano (transcrito do jornal)
R$5 bilhões vão para o ralo todo ano. Obras de péssima qualidade nas rodovias, muitas movidas a corrupção, impõem perdas à economia do Brasil e matam 45 mil anualmente. (transcrito do jornal)
Enquanto isso...
Oposição termina o primeiro semestre sem ferramentas para se firmar como obstáculo eficiente ao governo de Dilma Roussef e frustrada com a lentidão do STF – Supremo Tribunal Federal. (transcrito do jornal)
E a gente tem que ver tudo isso e ficar quieto. Dizem que o brasileiro não reage, não briga e não se manifesta. Mas de que adianta se manifestar numa democracia parda onde a corrupção tem uma espécie de “blindagem” num jogo de cartas marcadas que todo mundo já sabe no que vai dar? Se a imprensa consegue saber disso tudo, é evidente que isso ainda não é tudo o que a gente precisa saber, porque as investigações apontam a corrupção, mas escondem os corruptos e não dizem que rumo tomou o dinheiro desviado.
Enquanto o cidadão comum só falta “tirar a roupa” quando vai ao banco pra provar que não é assaltante, alguns “poderosos”, nessa Nação, assaltam com uma canetada e um telefonema e ninguém sabe quem são eles. Algumas instituições políticas deveriam ser demolidas e transformadas uma plantação de laranjas.
Tem corrupção na saúde, na segurança, no transporte, na educação... (queria pôr um ponto final aqui, mas não consigo).
Enquanto a indústria da saúde humilha os usuários de planos que não funcionam e, com o detalhe, de fazer isso com tem dinheiro porque o pobre já é humilhado na fila do SUS – Sistema Único de Saúde. O crime ORGANIZADO (coloquei em caixa alta porque essa é a palavra do momento) e, em muitos casos, legalizado, deita e rola nas ondas dos arrastões. Antigamente a gente ouvia falar de arrastão nas praias, agora tem arrastão, em restaurantes, em prédios de luxo, em igrejas etc. Tem arrastão até nas contas públicas!
No transporte a onda é receber e não fazer o serviço, na educação a moda é cobrar caro e ensinar pouco. O País, cujo governo se gaba de estar caminhando para ser de “primeiro mundo” (será aquele primeiro mundo que acabou com água?), quando precisa de mão-de-obra qualificada tem que importar, porque seus filhos não recebem educação e qualificação profissional suficientes.
Com tudo isso e, repito que isso ainda não é tudo, as perguntas que ficam na minha mente são: Como a nossa economia está bem e o Brasil está crescendo sem que seu povo evolua e seus representantes sejam sérios? Como podemos estar em melhor situação que a Europa sem levar a sério a educação? Como ninguém sabe e ninguém viu o que os ladrões fizeram com o tesouro nacional?
Até quando vamos ver essa novela suja e vergonhosa ocupando as primeiras páginas dos jornais e o horário nobre da televisão brasileira?
Sei não...
Mas a Copa do Mundo vem aí.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SEMEADOS ENTRE ESPINHOS

ISSO É QUE É AMIZADE!