Peça quanto quiser. Coma quanto pedir                                                                                

A frase não é minha. Eu era criança e meu pai me levou para visitar a empresa onde trabalhava. Na hora do almoço eu li essa frase no restaurante da fábrica e hoje ela me pareceu apropriada para o que vou dizer a seguir.

O mundo dedicou o dia 16 de Outubro para ser o dia mundial da alimentação. Não é feriado, não tem gente na rua fazendo manifestação e ninguém compôs uma música ou criou uma peça publicitária sobre o tema. Mas é pra comemorar que alguém tenha tido a ideia de criar o dia mundial da alimentação.
O que esperar numa data como esta? 
A primeira imagem que me veio à mente foi de uma mesa farta com frutas variadas, legumes, muita carne, sucos e massas, além das guloseimas que todo mundo aprecia de alguma forma, afinal, ninguém é de ferro. Pensei em grandes celeiros, dispensas lotadas e geladeiras cheias. Pensei em gente saudável, crianças “gordinhas” e muita festa. Sim! Muuuita festa! Afinal onde tem comida tem festa e, diga-se de passagem, que festa sem comida não é festa. Por isso, o dia mundial da alimentação tinha que ser o dia da comilança.
Mas logo essa imagem é esmaecida e substituída por outra que ninguém gostaria de ver. Ligo o computador e vejo estampada na tela a seguinte manchete “Mundo 'joga fora' mais de 1 bi de toneladas de comida por ano, diz ONU”. Caramba! (desculpe o palavreado) quanta comida jogada fora! Me diga que isso é coisa de mídia sensacionalista e que eu não estou vendo não o que eu estou vendo.
Mas quá... É tudo verdade e, pior, lá vem a mídia com sua mania de aumentar o tamanho das coisas para me perturbar. 
Tudo o que sai na mídia se torna grande. Grandes festas, grandes personagens, grandes tragédias, grandes fortunas e grandes crimes. A mídia não fala de coisa pequena. Se falasse, ela noticiaria o resto de comida no prato, ou a sobra do churrasco que vai pra lata do lixo porque ninguém quer comer carne requentada. Mas tudo bem. A gente sabe que essas coisas pequenas contribuem para essa coisa absurda estampada no título da matéria do G1. 
De quem é a culpa de haver tanta gente morrendo de fome no mundo? 
A resposta parece fácil: a culpa é dos políticos corruptos! Dos empresários avarentos que não ajudam ninguém! Do governo materialista que não resolve o problema do pobre! Enfim, há até quem diga que a culpa é de Deus: Como pode existir um Deus que é bom, mas fica assistindo a miséria no mundo sem fazer nada? E quem disse que Ele não está fazendo nada? Penso que mil bilhões de kg (é o que dá um bilhão de toneladas) de comida jogados no lixo todo ano, respondem essa pergunta.
Pense rápido!
843 milhões de pessoas passam fome no mundo. 
Maaas... As pessoas que tem a mesa farta, jogam no lixo 1 bilhão e 300 milhões de toneladas de comida todo ano. Quem é o culpado por tanta gente estar morrendo de fome? 
Acabei de apontar o dedo para mim mesmo, mas é claro que você não precisa fazer isso (se não quiser).
É pra lamentar que os verdadeiros culpados nem se deem conta do mal que estão fazendo quando jogam (sem o menor remorso) o pão nosso de cada dia no lixo, só porque não tem a cor ou o cheiro desejado, ou simplesmente por que o estômago está satisfeito.
Deus nos dá alimento para comer e distribuir, mas nunca para desperdiçar. Acho que se o eterno se sentasse à mesa comigo (e Ele se senta) repetiria uma frase que meus pais sempre me diziam quando eu era criança: “Só coloque no prato o tanto que você vai comer”. Assim, teríamos comida pra matar a fome do mundo e armazenar para possíveis tempos de crise por vir. De acordo com Robert van Otterdijk, especialista em agricultura da FAO, Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, com apenas um quarto do que é desperdiçado é possível alimentar os mais de 800 milhões de famintos no mundo.
Cônscio de que as coisas não se resolvem num passe de mágica, e sem querer ser simplista demais, concluo dizendo que, o que me incomoda é estar tão perto e ao mesmo tempo me sentir tão longe de uma tragédia que assumiu proporções gigantescas, mas poderia ser evitada se eu não jogasse comida no lixo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SEMEADOS ENTRE ESPINHOS

ISSO É QUE É AMIZADE!