SEMEADOS ENTRE ESPINHOS

Eis que o semeador saiu a semear...
A semente que levava representa a palavra de Deus, o terreno onde semeava representa o coração humano, e cada tipo de solo representa um tipo de comportamento.
Uma parte da semente caiu à beira do caminho, “terra de ninguém”, virou comida de pássaro. Os que ouviram não entenderam nada.
Outra parte caiu em solo rochoso, “chão duro”, o sol queimou. Nem chegou a criar raiz. Os ouvidos se abriram, mas o coração ficou fechado e não deu para resistir à provação.
A quarta parte... Não seria a terceira? Calma! Vamos chegar lá.
A quarta caiu em terra boa. Ufa! Finalmente alguém creu em nossa pregação, e produziu a cem a sessenta e a trinta por um.
Mas e a terceira parte?
Ah sim!
A terceira parte não vingou porque caiu entre espinhos. Na linguagem de Jesus, os espinhos representam os cuidados deste mundo e a sedução das riquezas. Tais espinhos sufocam a palavra de modo que ela fica infrutífera. Assim, o coração dominado pelo ativismo e pelo materialismo não tem espaço para a palavra de Deus. Os cristãos semeados entre espinhos ouvem, recebem a palavra e até crêem nela, mas, seduzidos pelas riquezas, optam por empreender todos os seus esforços na “caça ao tesouro”.
Nos nossos dias o materialismo não é uma opção. É quase uma regra. Regra que o sistema capitalista, que rege o mundo globalizado, impõe como ingrediente principal na receita do sucesso.
A idéia que temos de sucesso é extremamente materialista. Não cremos em sucesso sem dinheiro, não queremos nada que não custe caro, choramos e esperneamos quando não conquistarmos o primeiro lugar e, acredite, são pouquíssimos os que não acham isso normal, e mesmo assim, não fazemos nada para mudar, afinal, diz a sabedoria popular: em time que está ganhando não se mexe.
Mas será que estamos ganhando? Ganhamos dinheiro e perdemos o sossego, ganhamos sucesso e perdemos a família, ganhamos o mundo inteiro e perdemos a alma. Nossa relação com Deus é paradoxal. Dizemos que o servimos em espírito, mas nossas orações, jejuns, vigílias, campanhas e correntes são, na grande maioria das vezes, voltadas para o ter em detrimento do ser. Dizemos que Jesus cristo é o Senhor, mas pregamos paralelamente uma mensagem que o coloca a nosso serviço, onde determinamos o que deve ser feito e ELE FAZ. E tudo isso porque queremos coisas, coisas e coisas.
E onde fica a palavra? Bem. Ela pode ser adaptada a tudo isso, afinal, a bíblia tem “saída” para tudo, é o que alguns dizem. As nossas perguntas são: Se Deus é o dono de tudo, porque um pai rico teria um filho pobre? Se somos filhos do Rei somos príncipes e se somos príncipes porque abaixar a cabeça e suportar afronta? Se somos cabeça (pelo menos a gente pensa que é) porque aceitarmos ser tratados como cauda? A lista é bem maior, mas vamos ficar por aqui.
Essas “aplicações” materialistas da palavra de Deus, nos fazem esquecer que o filho de Deus, Jesus, sendo rico se fez pobre por amor a todos nós, que a nossa posição em Cristo é espiritual e que como Igreja somos um corpo do qual a cabeça é Cristo.
Se a sedução das riquezas faz a nossa cabeça e a palavra fica sufocada e infrutífera em nós, a triste conclusão é que estamos sendo cristãos semeados entre espinhos. Esses espinhos talvez justifiquem a nossa inquietação e a nossa ansiedade incuráveis.
Termino esse artigo com as palavras de Jesus quando aconselhou ao líder da igreja de Laodicéia: Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas. Apc. 3:18

Pr. Raimundo Feitosa

Comentários

  1. A Paz do Senhor!

    Desculpe está evadindo este local com comentário que não é a respeito do texto acima,mas peço qeu leia a minha história.

    Mues amados irmãos até aque enfim encontrei vocês, já estou a quase dois anos procurando

    pou vocês, já revirei a internet de todas as maneiras até que graças a deus cheguei aqui.

    Eu conheci um hino de vocês "NAS MÃOS DO OLEIRO" este hino foi a causa desta grande busca,

    encontrei uma Cantora que canta este hino mas não com o mesmo sabor, então decidi buscar

    mais até um dia encontrar.

    O motivo desta procura é que eu e a minha esposa cantamos e ainda não temos cd`s gravado, e

    sei que vocês tem hinos muito bonitos, como o que citei antes, e gostariamos muito de

    adquirir os seus play back`s.

    E conheci este hino através de um irmão que tinha uma coleção de hinos e lá estava "NAS

    MÃOS DO OLEIRO" sem titulo, sem o nome de quem cantava, isso a mais ou menos uns dois anos

    atrás, então comessei a procurar quem conhecia e na região ninguem sabia quem era essa

    dupla, mas não desisti, parti para a internet e, aqui estou e, quero adquirir o cd "NAS

    MÃOS DO OLEIRO".

    Eu moro em Carmolândia - TO, o meu email é canarinhosdorei@msn.com ou humberto_fhs@msn.com.

    Ficarei muito grato se conseguir este plaby back, pois este hino veio do Céu para abençoar

    as vidas, e assim eu sei que são todos os outros que ainda não conheço.

    Desejo aos Iemãos a Paz do Senhor.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. desculpe sou Pai Brenner de Tempo
    sou babalorixa e quero diser que isso não me impede de ser adorador de suas cançoes amo de paixão uma cançao que se chama FILHO PRODIGO
    parabens.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

ISSO É QUE É AMIZADE!