AQUI TEM HOMEM DE DEUS


Eis que tenho observado que este que sempre passa por nós é um santo homem de Deus. (II Reis 4.9)

O mundo está cheio de homens de Deus eu não sei se fico feliz ou assustado. Ao ouvir declarações como esta, ver faixas, cartazes e outdoors convidando o povo para ouvir grandes homens de Deus, uma pergunta me vem à mente: Como saber quem, de fato, é homem de Deus? Sim, porque há muita coisa sendo dita que, se forem verdades, comprometem a tão exposta imagem de homem Deus nos nossos dias. Talvez a sunamita possa nos ajudar.

No crivo da sunamita um homem de Deus se conhece nos detalhes. A mulher disse ao marido: Eis que tenho observado que este que sempre passa por nós é um santo homem de Deus. Observar é pesquisar minuciosamente. Não é o discurso do pregador ou os milagres que ele opera em nome de Jesus que lhe credenciam, mas os detalhes é que dizem quem ele realmente é. Jesus afirmou que a qualidade da árvore se conhece no detalhe dos frutos. Existem árvores que encantam pela frondosidade e pela sombra que oferecem, mas os frutos são de péssima qualidade, assim como há pseudos homens de Deus que impressionam o público, mas não passam no teste da observação. Nada contra a frondosidade do ministério, mas eu penso (e posso estar enganado) que ninguém fica rico e famoso por ser homem de Deus embora um homem de Deus possa ter riqueza e fama. Fosse assim, o que diríamos dos anônimos? Daqueles que, embora tenham sido heróis da fé, seus nomes sequer foram mencionados na bíblia ou em algum livro de história .

Além disso, diria a sunamita, é preciso tempo para se conhecer um homem de Deus. Ela diz: Eis que tenho observado que este que sempre passa por nós é um santo homem de Deus. O texto sagrado dá conta de que Eliseu passava e se hospedava na casa daquele casal, e fez isso muitas vezes. Uma hora ou pouco mais de exposição da palavra, ou dos dons, a um público embevecido e encantado com a “glória” (não me refiro à glória de Deus e sim à beleza da apresentação), não é suficiente para se afirmar quem é ou não é homem de Deus. Tenho por certo que o ministério aprovado precisa passar pelo teste do tempo. A sunamita abriu a porta da casa, mas só permitiu uma intimidade maior do profeta com a família depois de algum tempo. Nada contra os itinerantes, mas eu prefiro contar meus problemas e pedir ajuda para o meu pastor.

Finalmente, na aula da professora sunamita, aprendemos que se conhece um homem de Deus pelas suas palavras. Eliseu profetizou que a mulher estéril teria um filho e, depois de algum tempo, quando a palavra já tinha se cumprido, o menino que nascera como cumprimento da palavra do homem de Deus, veio a falecer. Chegou, então, a hora de colocar a palavra do homem de Deus em prova. Depois do milagre (não vou citar, mas se você pode ler II Reis 4.8-37), certamente a sunamita tira a prova real de que Eliseu era, de fato, homem de Deus.

Deixei de correr atrás de homens de Deus. Parei com a mania de achar que os homens de Deus têm que ser importados porque santo de casa não faz milagre. Cansei da propaganda que os coloca como GRANDES homens de Deus. Descobri que, assim como os vasos importados, os vasos de casa podem ser honrados e usados por Deus. Aprendi que o que existe na verdade é um Deus grande que usa homens e que esses homens e mulheres estão conosco, na nossa casa, no culto com pouca gente, nas orações nos hospitais etc.

Estou certo de que Deus continuará usando homens e mulheres e soprando o nome de alguns deles de modo que serão famosos, mas também estou certo de que há muitos homens e mulheres de Deus bem pertinho de nós. O Deus que usa Elias para grandes realizações é o mesmo que reserva os sete mil que tal e qual o profeta do fogo não se curvam a Baal.
Glórias a Deus pelos homens de Deus que arrastam multidões! Mil glórias a Ele pelos homens de Deus que cuidam dessas multidões no dia-a-dia.


Comentários

  1. Parabéns ótima palavra. muito profunda. eu sempre questionei sobre a qualidade de um homem de DEUS e tenho o observado e sei que você, Pastor Raimundo é um Homem de DEUS. Obrigado por me ensinar a Palavra de DEUS. Aprendi muito com você. um grande abraço de quem te admira muito.Paulo César de Oliveira.

    ResponderExcluir
  2. A paz do Senhor ao casal Raimundo e Célia e a todos participantes deste blog. Só agora pude ler seu e-mail acessar o blog ler a matéria e postar meu comentário. Concordo em gênero e grau com tudo que foi postado por nosso pastor e jornalista Raimundo Feitosa,que tem nos honrado a cada dia com seus sábios sermoes, acrescento ainda que um homem de Deus pode ser reconhecido por pensar com clareza, falar com inteligência e viver com simplicidade, e também através de algo que o senhor costuma falar sempre, e que de inicio eu até discordava, por achar que o passado faz a história, mas reconheço hoje com clareza, que o homem de Deus deve ser do futuro e não do passado. Trabalhar pelo prazer do trabalho em si e não por recompensas material,viver dentro do seu próprio isolamento espiritual,onde não chegam nem o louvor nem a censura. Seu isolamento não é frio ele ama, sofre, pensa e compreende e respeita somente a verdade, tem a mente de homem e o coração de menino.
    Essas qualidades nos faz lembrar alguns personagens bíblicos,como exemplo Samuel a respeito do qual foi dito " Há nesta cidade um HOMEM DE DEUS muito honrado, e tudo quanto diz procede infalivelmente.(1Sm 9;6) Posso ver essa palavra se cumprindo na vida do nosso pastor que grandes coisas tem feito por nossa igreja no sentido amplo da palavra, (templo, ovelhas). Que Deus continue soprando seus nomes, para que continuem arrastando multidões, mas que continuem bem pertinho de nós. Um grande abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

SEMEADOS ENTRE ESPINHOS

ISSO É QUE É AMIZADE!